sexta-feira, 18 de abril de 2008

Vigorexia - Treinar pode fazer mal???


Quem começa a fazer desporto e gosta do que faz, treina a qualquer altura, pode chover, fazer sol, pode nevar nada nos impede de treinar. Pensei nisto ontem, quando tive que me deslocar a Oeiras e reparei alguns corredores a treinar no paredão, enquanto chovia a "potes". Devo dizer que eram todos homens, acredito que as mulheres também o façam, mas honestamente não tenho visto mulheres a correr á chuva, pelo menos na zona que frequento. Recordei um artigo que li na Revista SportLife sobre os viciados em treinar, uns porque os desafios falam mais alto outros porque desejam um corpo desejável. Muitos sofrem da patologia emocional estimulada pela cultura - Vigorexia.
Principais Sintomas:
- Comportamentos de procura de aumento da massa muscular (tipicamente exercício com cargas adicionais e dietas rigorosas)
- Redução da massa gorda
- Ocultação da massa muscular
- Stress
- Insegurança social
- Influência dos modelos culturais
- Baixa auto-estima
Comportamentos mais frequentes:
-Busca obcessiva pelo corpo perfeito, forte e musculado
- Perda da noção da sua imagem (nunca satisfeito com o próprio corpo)
- Passar muito tempo nos ginásios
- Uso de tratamentos cirúrgicos e dermoestéticos
Consequência mais relevantes
- Insónia
- Falta de apetite
- Irritabilidade
- Desinteresse sexual
- Cansaço constante
- Agressividade

Relativamente a ultra-maratonas o português Tiago Dionísio (atleta do Clube do Stress) embora nunca tenha tido problemas com excesso de treino, teve um grave problema de saúde quando fez duas ultra-maratonas mais dificeís do mundo no espaço de uma semana - Comrades na África do Sul (89km) num sábado e no fim de semana seguinte foi até á Califórnia onde correu 160km da
Western States. Conseguiu acabar a prova mas foi internado durante 3 semanas em Portugal devido a uma enorme desidratação. Tiago tem consciência que os limites nunca devem ser ultrapassados e ao passar por um grande susto e uma grande lição de vida afirma: "O corpo é claramente mais fraco que a mente. Senão há limites para a mente, eles existem para o corpo..."
Bons Treinos!
"Os desportos não formam o caráter. Revelam-no." (Heywood Campbell Broun)

1 comentário:

Ricardo Hoffmann disse...

Muito bom seu post Fátima, parabéns! Engraçado que acabo de postar um relato de treino na chuva, mas não tenho nenhum sintoma da vigorexia :)

E que doideira dessa atleta portugues hein...minha nossa!