sexta-feira, 4 de abril de 2008

Celulite!!! A grande inimiga!!!



Este artigo foi retirado da Revista SportLife Mulher, que eu gosto imenso. Decidi passar para o meu blog este assunto porque, para nós mulheres, nunca são demais as ajudas para acabar ou minimizar a celulite que nos "apanha" sejamos gordas ou magras, e nos torna bastante tristes pelo facto de ser tão dificil acabar com este problema. Espero que ajude.

Não é uma doença e os maiores problemas que surgem são psicológicos, porque nos afasta dos padrões estéticos de beleza actuais. No entanto, não deve ser substimado, já que pode originar problemas como varizes, tromboses ou embolias.

O que é?

A celulite é uma acumulação de gordura, água e toxinas, que costuma desenvolver-se à volta das ancas, musculos e abdómen. O organismo é incapaz de de eliminar, por si só, esta acumulação. O sistema linfático é o responsável pela depuração das toxinas dos tecidos mas, se por algum motivo a circulação línfática (depende das contracções musculares) não funciona, todas as toxinas vão ficando concentradas em determinadas zonas e surge a celulite.

É normal ter celulite?

Estudos mais radicais dizem que a percentagem de mulheres com celulite chega a 98% nas populações ocidentais. O que deixa uma pequena, mas sortuda percentagem (2%) da população feminina livre deste mal, que começa a desenvolver-se com a maturidade sexual e avança com a idade se não for tratada.

Como combater?

A celulite é uma inimiga sedentária, mas se te mexeres melhoras a circulação e o retorno venoso das pernas e impedes a acumulação de substâncias tóxicas e gordura. Hábitos simples: subir escadas, andar depressa com sapatos cómodos, sentares-te com as pernas elevadas ajudar-te-ão a interromper o processo, praticar desporto três ou quatro vezes por semana. Mas não te enganes, se tens a palavra "celulite" escrita nos genes, a batalha já começou e, para triunfares, terás de lutar em três frentes:

1ª - Alimentação

Não passes fome, come sem limite de quantidade sempre que seja um alimento vegetal da época (fruta, legumes, etc), consome alimentos crus, cozidos ou em forma de sumo. Bebe pelo menos 2 litros de água por dia.

2ª- Tratamento

Existem terapias que se podem aplicar localmente:

Mesoterapia, Ultra-sons, Electrolipolisis, Lipoaspiração, Electroestimulação, Laser, Crioterapia ou bandas frias, Biocosmética, Fitoterapia

3ª Exercício

Tonifica; Faz treino cardiovascular

10 Conselhos

- Bebe muita água

- Elimina o sal

- Come fruta e legumes

- Elimina por completo os alimentos industrializados

- Não bebas bebidas alcoólicas nem açucaradas

- É benéfico ingerir proteínas (atenção que o seu excesso pode sobrecarregar os rins)

- Não se deve comer por hábito, mas porque se tem fome

- É preferível comer várias vezes ao dia (pequenas quantidades)

1 comentário:

Unknown disse...

Preciso ver a minha,nao sei que fazer... estou a ficar gordo