segunda-feira, 21 de abril de 2008

1ª História de Corrida!! O Grande Zé Magro Maratonista


Porque comecei a correr?
Comecei a correr (melhor dizendo brincar a correr) em Março de 2006, com um primo meu que me convidou, eu aceitei porque há muito que já achava que devia correr e porque estava com peso a mais e me sentia desconfortável fisica e mentalmente com isso. E correndo acompanhado espantaria alguma da minha preguiça, e assim não faltaria aos treinos, porque não tenho espirito de solitário, e sózinho faria um ou 2 treinos seguidos no máximo.
Eram treinos de 20 a 30min bem lentos, raramente ultrapassava essa duração,porque o meu primo ainda lhe apetecia menos que eu correr.

O que me custou mais ?
Foi o não ter ao principio um parceiro de treinos que me ajudasse a puxar mais por mim, porque eu comecei logo a gostar de treinar (embora como disse eram treinos curtos e lentos),melhorou em Dezembro de 2006 quando conheci em Santo Antº dos Cavaleiros num circuito que lá existe um grupo de corredores que lá treinavam diaramente e dos quais me tornei amigo e com que corri várias corridas por uma equipa que eles teem que se chama Grupo São Bernardo.A partir daí, foi muito melhor, pois tinha com quem treinar e novas amizades, tendo feito inúmeras provas em 2007.
A minha 1a prova foi a Corrida do Tejo 10kms em 22 Out 2006 onde fiz 53m22s, senti-me um herói por a ter acabado,tê-la feito sempre a correr e abaixo de 1h de corrida,gostei imenso e nascei aí o bichinho da corrida,passando a procurar sempre novas provas para tentar melhorar. Na Corrida do Tejo de 2007 já fiz 43m55s, mas o meu record nos 10kms é de 43m53s numa prova em Odivelas.
Minha 1a Meia Maratona foi em 1Abril de 2007 em Madrid, ia ansioso a ver o que daria, fiz 1h41m43s gostei muito e correu-me bem, o meu record é de 1h39m32s no dia 2DEZ07 na Meia de Lisboa.
A minha maior e recente aventura pois só dia 22 de Abril farei 1ano e meio de corridas foi a minha 1ª Maratona em Paris dia 6 ABril de 2008, onde fui muito nervoso,ansioso e expectante como me correria a prova,apesar de me ter treinado e preparado especificamente para ela seguindo um plano de treinos exclusivamente feito para mim por um amigo meu,tenho de confessar que não o segui a 100%, mas muito perto e tentei não fugir dele para não o desvirtuar. Emocionalmente investi muito na prova ,tendo por objectivos o acabar a prova,acabá-la bem (cansado claro, mas não em más condições),apreciar a corrida e como desejo tinha fazer menos de 4h, nem que fosse 3h59m59s.
Fui com um grupo de amigos e colegas de equipa do Mundo da Corrida ,e a prova correu-me tão bem, e senti-me tão bem,que mesmo com uma pequena quebra depois dos 30kms ,não fui abaixo psicológicamente,pelo contrário continuei cheio de vontade de dar o meu melhor com muito empenho.Confesso que cerca dos 32kms +- que mesmo com algumas dores musculares ao sentir que salvo algum imprevisto fisico,iria acabar a Maratona (meu 1º objectivo) chorei de emoção por me sentir alegre e contente atingindo algo que desejava numa envolvência humana e paisagistica única e extraordinária. Acabei a prova bem,com 3h41m51s menos 19min que o meu desejo e mal cortei a meta ria e chorava de emoção,orgulho e satisfação pela minha modesta vitória pessoal.Secundáriamente gostei de saber que entre 28844 atletas que concluiram a prova fiquei em 9007º lugar, dentro do 1º terço de corredores,mais uma pequena alegria saber que me tinha saido bem na minha estreia.

Meu maior sonho?
Continuar a melhorar meus tempos em provas ,no caso da Maratona tentar atingir o tempo de 3h30m no Porto em Outubro deste ano, no resto dar sempre o meu melhor, sentindo muito prazer e alegria a correr, sempre com muitos amigos por perto,pois a minha maior riqueza no atletismo, foi e são os muitos amigos que arranjei neste ano e meio de corridas.
Foi a melhor decisão que tomei a de me virar para o atletismo.Recomendo vivamente a todos, certamente que ficarão a ganhar passando a correr a todos os niveis.
Amiga Fátima (permita-me tratá-la assim),desculpe o texto extenso, mas foi como me saiu,tás á vontade para reduzir a extensão e adaptares como achares melhor para pores no teu blog que é excelente.
Beijinho
Zé Magro
Obrigada pelo contributo Zé, concerteza vais influênciar muita gente..eu já sou tua fã! Beijoca

5 comentários:

Ricardo Hoffmann disse...

Parabéns ao Zé pelo relato e a Fátima pela Iniciativa. Com tão pouco tempo de corrida já concluir uma maratona num tempo excelente! Parabéns Zé! Isso demonstra que com objetivos e força de vontade, conseguimos alcançar o que desejamos. abraços

jmagro disse...

Obrigado Ricardo pelos parabéns pelo relato e pela Maratona,e obrigado á Fátima pela boa ideia e por ter colocado meu sentir do atletismo sem ter alterado nada,nem mesmo alguns erros que me sairam durante a escrita e não reparei.Como escrevi no meu blog e parte aqui no meu relato, os resultados mesmo que modestos devem-se a força de vontade,gosto pela corrida,vontade de me superar,empenho, e claro muitas palavras apoio,amizade,ajuda e incentivo de variadissimos amigos que me teem apoiado desde que comecei a correr e claro durante a fase de preparação para a maratona, onde sempre tive palavras de apoio e de confiança em mim, mesmo quando sentia algumas dúvidas quanto ao meu resultado na prova.Estiveram sempre do meu lado, e por isso lhes agradeço muito.Amigos assim nunca são demais .
Temos sempre é de ter objectivos para tentar alcançar e entrega com muita alegria, e assim tudo poderá estar ao nosso alcance.
Beijinho para a Fátima e um abraço para o Ricardo

jmagro disse...

O meu contributo correspondeu a um boa ideia tua e ficarei muito contente se devido ás minhas simples palavras alguém fique influenciado por elas e tome gosto pela corrida.Ficaria muito feliz com isso, pois a corrida vivida de uma forma saudável traz muita alegria á vida de cada um e muita convivência e amizades, e a amizade é um bem muito precioso.
Quanto ao teres ficado fã e gostado, confesso que me agrada também, porque transmiti a minha forma apaixonada de sentir a corrida.
Beijinho

Anónimo disse...

Ricardo,
também estou á espera da sua história, sim quero saber de todos voces que correm.Beijinho

Zé, é verdade as tuas palavras demonstram a alegria como corres e o prazer de tudo o que a corrida te trouxe, vê lá até eu te conheci, hehehehe.
Continua!!!!
Beijinho

Paulo Massa disse...

Oi Fátima, muito bom o relato do Zé, cada um leva nas passadas de cada corrida a sua própria experiência de vida e superação!

Gosto muito de ler seus posts, sempre interessantes!

Um grande abraço!

Paulo