segunda-feira, 28 de abril de 2008

2ª História de Corridas! Orlando Duarte!!!

Porque comecei a correr?

A Minha modalidade favorita era o ciclismo por via da grande festa da Volta a Portugal. Vivia num bairro pobre da periferia da cidade de Lisboa. Como não tínhamos bicicletas, arranjávamos caricas, colocávamos no seu interior cascas de fruta, para podermos distinguir qual era a nossa "bicicleta", desenhávamos uma pista no chão, com curvas, subidas, descidas, pontes etc. etc. e ali estávamos horas e horas naquelas corridas…as corridas propriamente ditas, entravam: nos jogos do Lenço, na apanhada e pouco mais.

Até que um dia…alguém acendeu a luz a este país. O país abriu-se, ficou mais alegre, mais humano e começou a desenvolver-se. Apareceu um movimento que tinha como lema: "O Desporto para Todos" ou o "Desporto à Porta de casa", não fui insensível e fui "contaminado". Com um grupo de amigos começámos a treinar (a esta distância reconheço que começámos muito mal), as provas foram aparecendo e desde o princípio de 1975 que pratico a corrida.

Qual a primeira corrida?

Sinceramente não me lembro. Certamente terei participado em mais de 600 corridas. Todavia, só dez anos mais tarde comecei a registar as corridas em que participo, por via disso, posso afirmar que desde Setembro de 1985 até 24 de Abril de 2008, participei em 424 corridas, tendo percorrido 4 690 metros e recebido imensas lembranças, entre as quais 309 camisolas!

O que me custou mais?

O início foi algo penoso, por ignorância, por falta de apoio material, pela qualidade do material…os mais velhos perceberão o que eu estou a relatar, aos mais novos, se por ventura virem fotografias de há 30/35 anos, facilmente perceberão o que eu estou a tentar dizer-lhes. Os tecidos, secos já eram pesados, imaginem depois de suados…os sapatos de corrida idem idem. Pertencer a um clube pobre de bairro que, apesar de ter algumas pessoas empenhadas e generosas, pouco mais nos podia dar. O país estava atravessar uma crise política e, por consequência, económica. E assim, só a força da juventude, a paixão que a pouco e pouco se apodera de nós, os resultados que vão melhorando prova após prova, superou todos esses obstáculos e me fez "resistir" até hoje (e espero por muitos mais anos).
Hoje tudo é diferente, há mais e melhores condições de treino, há mais conhecimentos, e se houver calma e paciência a introdução na corrida poderá ser indolor. Começar com uma hora de corrida contínua, como eu comecei, hoje é impensável. Há que alternar: corrida ligeira com marcha, retirando pouco a pouco a marcha chegando ao ponto de se fazer a tal hora de corrida contínua com prazer…

Meu maior sonho?

Tive vários. O primeiro foi entrar para um grande clube. Em Setembro de 1976 fui prestar provas ao Estádio do Restelo a fim de entrar para o C. F. "Os Belenenses" e fui aprovado. Convém recordar que naquela época aquele clube atravessava um mau bocado e os subsídios para os atletas eram fracos, logo o quadro de atletas não podia ser muito forte, daí o meu recrutamento. Porém, três meses depois surgiam-me problemas nos joelhos e foi detectado um problema congénito nas rótulas e tive que ser operado aos joelhos e lá se foi o meu primeiro sonho…

Dez anos depois, comecei a sonhar com a maratona. Face à retirada de dez por cento das minhas rótulas, a intensidade de treino, necessariamente, abrandou e a maratona era mesmo um sonho. Contudo, pensei: com mais ou menos dores, tenho que fazer uma maratona. E como só posso fazer uma, e como bom português, quero fazer menos de três horas… depois de 1000 km de intensos treinos durante longos três meses, participo na Maratona de Lisboa a 6 de Novembro de 1988, as condições climatéricas não podiam estar piores para se fazer uma maratona: frio, chuva e sobretudo vento, o tempo a passar e nenhuma marca de passagem a ser cumprida, ainda me lembro da légua dos 30/35 km na 24 de Julho com vento contra…eu estava a valer 2h55, mas o objectivo era baixar as 3 horas, nem que fosse 2h59m59…naquelas condições saiu 3h02m10s e lá se foi mais um sonho…mas o prazer de completar uma maratona ficou cá, é inesquecível, inenarrável, só quem já transpôs aquela linha final compreende o que estou a dizer...

Próximo sonho: correr até aos últimos dias da minha vida…

Um Abraço e até um dia destes por aí nalguma prova!

Orlando Duarte

E ainda nos queixamos dos dias de hoje!!
Obrigada e concerteza iremo-nos ver por aí, será um prazer.
Beijinho
Fátima

domingo, 27 de abril de 2008

sábado, 26 de abril de 2008

Mais Imagens!!




Corrida da Liberdade



Eliana e Helder



Estava um calor que não se podia, neste dia, a corrida bem, não foi o que estava á espera, mas só com o pessoal que conheci, valeu a pena. O Zézé foi incansável, decidiu acompanhar-me durante o percurso todo, e cansou-se mais do que eu. Desculpa Zé, sei que não foi fácil mas foi devido a ti que suportei o calor, Obrigada pelo apoio não esquecerei. Conheci algum pessoal do Mundo da Corrida, grande corredores claro, onde o convivio foi espectacular. Só por isso valeu a pena. Em relação á corrida, teve um começo tardio. Tivemos lançamento de pombas e ainda um discurso da Vereadora da Pontinha, aquelas cenas do "tem de ser".
"A direcção é mais importante do que a velocidade." -- Roberto Scaringella

quinta-feira, 24 de abril de 2008

O Sol!!!!



Hoje o treino foi a três, a Margarida, o Zé e eu. Temos sempre assunto quando falamos de corrida, ora se fala do que custa, ora se fala do que nos dá prazer, e dos tempos que queremos ultrapassar, adoro as histórias dos outros, aprendemos sempre alguma coisa. O que deu cabo de mim foi o sol, meu deus, como é dificil correr ao sol, ás 18h ainda era quente demais. Mas sei que tenho de treinar mais vezes com estas temperaturas, para me tentar habituar a correr com elas, até porque as provas não são propriamente cedo, e quem como eu não as acaba cedo, pelo menos por enquanto, tenho de me adaptar.
E temos aí um fim-de-semana grande, aproveitem!!!!
Hoje foram 50m lentos ao sol (ui!)
Bons treinos e melhores corridas
Beijos
"Não há acção prolongada que não surta efeito."

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Valorizar o desporto!!



O tempo está a ficar maravilhoso para correr, não está nem muito quente, nem muito frio, está como eu gosto. Não sei se acontece com voces, mas assim que se iniciar o verão, o meu sitio de treino tem de mudar, falo do Paredão de Oeiras, fica insuportável, cheio de pessoas, desde miudos a graúdos, e até bem tarde. E eu que gosto tanto do sítio. Hoje o treino foi bem puxado com séries, já vou na 5ª semana de treinos e começam a entrar as séries, no final sentia-me bem e satisfeita. Encontramos o pessoal, e o que é fantástico nestes encontros é que todos falamos a mesma linguagem, todos queremos saber como correu esta ou aquela prova, todos sabemos o que custa, e ficamos a saber dos sonhos uns dos outros. Um dia destes estava a comentar com um amigo sobre a pouca afluência de pessoas a aplaudir nas provas aqui em Portugal, continuamos num país que nem valoriza o desporto e muito menos quem o pratica, e ainda por cima tem a capacidade de criticar quem corre. Aconteceu eu ouvir uma boca na Corrida do Metro, vi senhores dentros dos carros a buzinar, muito chateados por estarem á espera que nós os corredores passassemos, pelos vistos em Espanha não é assim, e em Paris muito menos, pelo que o Zézé conta. É triste mas é o pais que temos.
Bons treinos e melhores corridas
"Seja a mudança que você quer ver no mundo." Dalai Lama

Corrida 25 de Abril!!!



Ontem lá fui eu continuar os meus treinos, ainda com algumas dores. O paredão não estava muito concorrido, e a acompanhar-me tive a amiga Margarida, para as normais "cuscuvilhices", e ainda encontramos pessoal que correu na corrida do Metro, e somos todos da mesma opinião, não é nada fácil, é um desafio, mas nada facil. Claro que continuo com um leve sorriso na cara. Outro desafio se aproxima, a corrida 25 de Abril, Pontinha-Restauradores, nunca fiz esta prova, mas convidada pelo Zézé, vou. Vou tentar baixar o tempo aos 10kms, nem vou dizer aqui quanto, escreverei mais tarde sobre a corrida e a minha prestação.

Bons treinos e melhores corridas!!

Foram 20 lentos, 40m rápidos e 4 rectas progressivas.

"Tenho certeza de que se eu sorrisse menos teria menos amigos." Dalai Lama

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Aquele treino!!!


Ouvi dizer aqui á tempos que "não interessa quem parte mas sim quem chega á meta". E é bem verdade. É bom chegar bem, fazer uns tempinhos jeitosos, correr com os amigos, conhecer pessoal novo, mas o que não tem muita piada é no dia seguinte sentir aquelas dorzinhas que indicam o esforço do dia anterior. Foi o que aconteceu aqui com a menina, fui correr ao fim do dia 30m lentinhos, lentinhos, mesmo daqueles lentinhos, pois tudo doía, parecia mais aquelas velhinhas com 75 anos a queixar-se das dores reumáticas.....tão a ver? pois era eu hoje quando comecei a minha odisseia. Depois de 15m de aquecimento senti-me um bocadinho melhor. Correu bem, tudo funciona como deveria, ainda estou dorida, mas o que não muda é o sorriso na minha cara, o que é que querem...continuo tão feliz com a minha prova de domingo que nem imaginam. Agora imaginem quando correr a meia em Dezembro, ninguém me vai conseguir aturar!! Hehehehehe
Beijinhos
Bons treinos e melhores corridas
"O bem que fizemos na véspera é o que nos traz a felicidade pela manhã." (Provérbio hindu)

1ª História de Corrida!! O Grande Zé Magro Maratonista


Porque comecei a correr?
Comecei a correr (melhor dizendo brincar a correr) em Março de 2006, com um primo meu que me convidou, eu aceitei porque há muito que já achava que devia correr e porque estava com peso a mais e me sentia desconfortável fisica e mentalmente com isso. E correndo acompanhado espantaria alguma da minha preguiça, e assim não faltaria aos treinos, porque não tenho espirito de solitário, e sózinho faria um ou 2 treinos seguidos no máximo.
Eram treinos de 20 a 30min bem lentos, raramente ultrapassava essa duração,porque o meu primo ainda lhe apetecia menos que eu correr.

O que me custou mais ?
Foi o não ter ao principio um parceiro de treinos que me ajudasse a puxar mais por mim, porque eu comecei logo a gostar de treinar (embora como disse eram treinos curtos e lentos),melhorou em Dezembro de 2006 quando conheci em Santo Antº dos Cavaleiros num circuito que lá existe um grupo de corredores que lá treinavam diaramente e dos quais me tornei amigo e com que corri várias corridas por uma equipa que eles teem que se chama Grupo São Bernardo.A partir daí, foi muito melhor, pois tinha com quem treinar e novas amizades, tendo feito inúmeras provas em 2007.
A minha 1a prova foi a Corrida do Tejo 10kms em 22 Out 2006 onde fiz 53m22s, senti-me um herói por a ter acabado,tê-la feito sempre a correr e abaixo de 1h de corrida,gostei imenso e nascei aí o bichinho da corrida,passando a procurar sempre novas provas para tentar melhorar. Na Corrida do Tejo de 2007 já fiz 43m55s, mas o meu record nos 10kms é de 43m53s numa prova em Odivelas.
Minha 1a Meia Maratona foi em 1Abril de 2007 em Madrid, ia ansioso a ver o que daria, fiz 1h41m43s gostei muito e correu-me bem, o meu record é de 1h39m32s no dia 2DEZ07 na Meia de Lisboa.
A minha maior e recente aventura pois só dia 22 de Abril farei 1ano e meio de corridas foi a minha 1ª Maratona em Paris dia 6 ABril de 2008, onde fui muito nervoso,ansioso e expectante como me correria a prova,apesar de me ter treinado e preparado especificamente para ela seguindo um plano de treinos exclusivamente feito para mim por um amigo meu,tenho de confessar que não o segui a 100%, mas muito perto e tentei não fugir dele para não o desvirtuar. Emocionalmente investi muito na prova ,tendo por objectivos o acabar a prova,acabá-la bem (cansado claro, mas não em más condições),apreciar a corrida e como desejo tinha fazer menos de 4h, nem que fosse 3h59m59s.
Fui com um grupo de amigos e colegas de equipa do Mundo da Corrida ,e a prova correu-me tão bem, e senti-me tão bem,que mesmo com uma pequena quebra depois dos 30kms ,não fui abaixo psicológicamente,pelo contrário continuei cheio de vontade de dar o meu melhor com muito empenho.Confesso que cerca dos 32kms +- que mesmo com algumas dores musculares ao sentir que salvo algum imprevisto fisico,iria acabar a Maratona (meu 1º objectivo) chorei de emoção por me sentir alegre e contente atingindo algo que desejava numa envolvência humana e paisagistica única e extraordinária. Acabei a prova bem,com 3h41m51s menos 19min que o meu desejo e mal cortei a meta ria e chorava de emoção,orgulho e satisfação pela minha modesta vitória pessoal.Secundáriamente gostei de saber que entre 28844 atletas que concluiram a prova fiquei em 9007º lugar, dentro do 1º terço de corredores,mais uma pequena alegria saber que me tinha saido bem na minha estreia.

Meu maior sonho?
Continuar a melhorar meus tempos em provas ,no caso da Maratona tentar atingir o tempo de 3h30m no Porto em Outubro deste ano, no resto dar sempre o meu melhor, sentindo muito prazer e alegria a correr, sempre com muitos amigos por perto,pois a minha maior riqueza no atletismo, foi e são os muitos amigos que arranjei neste ano e meio de corridas.
Foi a melhor decisão que tomei a de me virar para o atletismo.Recomendo vivamente a todos, certamente que ficarão a ganhar passando a correr a todos os niveis.
Amiga Fátima (permita-me tratá-la assim),desculpe o texto extenso, mas foi como me saiu,tás á vontade para reduzir a extensão e adaptares como achares melhor para pores no teu blog que é excelente.
Beijinho
Zé Magro
Obrigada pelo contributo Zé, concerteza vais influênciar muita gente..eu já sou tua fã! Beijoca

domingo, 20 de abril de 2008

Corrida do Metro! 15kms


Oh pra mim tão Linda e esforçada!!!!

Pois é, no ano passado fiquei em último lugar nesta corrida, cheguei acompanhada pela escolta policial, deveras fascinante!! Não é para todos meus amigos!Hehehehehe.

Este ano tentei fazer um melhor tempo, tive a ajuda preciosa dos companheiros atletas Nelson que foi quem marcou o ritmo, o Pedro que também está de parabéns pois terminou bem esta corrida feita pela primeira vez, sei que lhe custou um pouco, mas esteve em grande, e o Tózé que esse sim, já nos últimos kilómetros apanhou um fogo nos ténis e nunca mais o vimos a não ser na meta, muito obrigado aos três, foram eles que não me deixaram ir abaixo.

Não é uma prova muito fácil, mas hoje estava bem psicológicamente e decidida a fazer melhor e bem, acabando a prova confortável e com um enorme prazer de correr. No 11km tive uma quebra e passou pela minha cabeça abrandar, mas o "tico e o teco" entraram em disputa e consegui continuar o meu caminho e correr até á meta. Fiz 1h:34m estou satisfeita comigo mesma, pois a minha intenção era 1h:30m, visto que ainda estou em treinos para melhorar corrida após corrida, dei o melhor que sabia e podia.

Conheci o amigo dos blogs, José Magro (http://corridadotejo.blogspot.com), de passagem claro, pois ele já tinha acabado e eu ainda corria, na descida pela Avenida da Liberdade. Gostei imenso Zé!!! Nem sei se soubeste quem eu era, mas olha deixa lá isso, eu sei quem tu eras!Hehehehe

Tou Feliz!!!

Parabéns a todos os que correram .

Beijos!


"Ama-se mais o que se conquistou com mais trabalho". Aristóteles

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Emperrada!!


Hoje fui treinar e ao fim de 25m sentia as pernas emperradas, parecia que não conseguia correr. Estava num ritmo bem lento, e comecei a tentar correr um bocadinho mais rápido, e aos poucos fui soltando um bocado as pernas, e senti-me melhor. Correram bem os 45 m de treino mas nada de extraordinário continuo a ter que melhorar. Escusado será dizer que apanhei uma molha daquelas á "pinto", eu e mais uns tantos corredores que lá estavam, como é bom correr á chuva.
Depois aquele duche quente...hummm, do melhor!!!!

"O homem que não pode acreditar em si mesmo não pode acreditar em mais nada." Roy L. Smith

Vigorexia - Treinar pode fazer mal???


Quem começa a fazer desporto e gosta do que faz, treina a qualquer altura, pode chover, fazer sol, pode nevar nada nos impede de treinar. Pensei nisto ontem, quando tive que me deslocar a Oeiras e reparei alguns corredores a treinar no paredão, enquanto chovia a "potes". Devo dizer que eram todos homens, acredito que as mulheres também o façam, mas honestamente não tenho visto mulheres a correr á chuva, pelo menos na zona que frequento. Recordei um artigo que li na Revista SportLife sobre os viciados em treinar, uns porque os desafios falam mais alto outros porque desejam um corpo desejável. Muitos sofrem da patologia emocional estimulada pela cultura - Vigorexia.
Principais Sintomas:
- Comportamentos de procura de aumento da massa muscular (tipicamente exercício com cargas adicionais e dietas rigorosas)
- Redução da massa gorda
- Ocultação da massa muscular
- Stress
- Insegurança social
- Influência dos modelos culturais
- Baixa auto-estima
Comportamentos mais frequentes:
-Busca obcessiva pelo corpo perfeito, forte e musculado
- Perda da noção da sua imagem (nunca satisfeito com o próprio corpo)
- Passar muito tempo nos ginásios
- Uso de tratamentos cirúrgicos e dermoestéticos
Consequência mais relevantes
- Insónia
- Falta de apetite
- Irritabilidade
- Desinteresse sexual
- Cansaço constante
- Agressividade

Relativamente a ultra-maratonas o português Tiago Dionísio (atleta do Clube do Stress) embora nunca tenha tido problemas com excesso de treino, teve um grave problema de saúde quando fez duas ultra-maratonas mais dificeís do mundo no espaço de uma semana - Comrades na África do Sul (89km) num sábado e no fim de semana seguinte foi até á Califórnia onde correu 160km da
Western States. Conseguiu acabar a prova mas foi internado durante 3 semanas em Portugal devido a uma enorme desidratação. Tiago tem consciência que os limites nunca devem ser ultrapassados e ao passar por um grande susto e uma grande lição de vida afirma: "O corpo é claramente mais fraco que a mente. Senão há limites para a mente, eles existem para o corpo..."
Bons Treinos!
"Os desportos não formam o caráter. Revelam-no." (Heywood Campbell Broun)

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Desafio aos Corredores!!!


Tive uma ideia, não sei se é boa, mas pelo menos é uma ideia. Com a chegada da Primavera e do bom tempo, quero acreditar que muitas pessoas possam iniciar a pratica desportiva, seja ela qual fôr. Assim para incentivar o pessoal a correr e a ter uma vida mais saudável, proponho que quem quiser, escreva um pequeno texto a contar a sua história sobre a sua iniciação á prática desportiva.
O título é Porque comecei.... (a correr, a nadar, a caminhar, etc..)
Tem de estar indicado três condições:
1ª. O que mais custou na sua iniciação e quanto tempo durou até se sentir bem.
2ª. Qual a primeira prova que correu e quanto tempo fez (se se lembrar claro)
3ª. Qual o seu maior sonho e porquê. (relativo ao desporto, claro)
Vamos mostrar como é bom praticar desporto. Por favor enviem as vossas histórias para o mail: mafavisi@gmail.com posteriormente colocarei aqui no meu blog cada história conforme forem chegando.
Bora lá pessoal!!!!Eu também estou curiosa para saber as vossas histórias.
Bjs
Fátima

terça-feira, 15 de abril de 2008

Correr na Serra!!!



Hoje o treino foi na Serra da Carregueira com o Carlos Lopes (http://aminhacorrida.blogspot.com). Custa para burro correr nestas estradas, não só porque estão cheias de pedras e crateras, com subidas e descidas mas é mais complicado para quem não está habituado. Quero dizer que adorei treinar neste sítio, o Carlos coitado teve uma paciência de jô comigo, nas subidas que pareciam nunca mais acabar, teve mesmo que ajudar aqui a amiga, pois custou-me um bocadito, desculpa Carlos mas temos mesmo de repetir pois gostei bastante e preciso de melhorar este corpinho que ainda não se encontra em forma. Falando no sítio em si, fiquei a conhecer este espaço verde, onde os coelhos e os passarinhos nos trazem alguma calma em vez do barulho dos carros e das pessoas. A natureza faz milagres!!! Gostava que estes espaços não fossem alterados, já existem tão poucos, e para fazer desporto ainda menos.
Passámos pelo campo de golfe de Belas e ainda trouxe para o meu filho uma bola de golfe que o Carlos encontrou no caminho. O puto vai adorar. Foi 1h de treino.
Bons Treinos!!!!
"A Natureza é inexorável, e vingar-se-á completamente de uma tal violação de suas leis.” Gandhi

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Plano de treinos!!


Estou a entrar nas 3ª semana de treinos, sinto melhoras significativas, mais leve, mais ágil, menos cansada, o que ainda não fui ver foi o peso....vou tirar as dúvidas ao fim desta semana.

Tenho por hábito "cuscar" os blogs de outros atletas, não só para aprender, como para tirar dúvidas, muitos deles correm á anos e têm nas pernas imensas corridas e sofrimentos, admiro todos eles, um deles correu a maratona Carlos Lopes (http://afebredotartaruga.blogspot.com) e fiquei tão contente como se fosse eu a corre-la. Mas deu para perceber que estes grandes atletas também não conseguem seguir á risca o plano de treinos, e esta constatação aliviou-me ,porque afinal não sou só eu que quando falho algum dia de treino fico chateada (claro que fico chateada!!).
Hoje foram 35m leves.
Bons treinos!!!

"A bravura provém do sangue, a coragem provém do pensamento." (Napoleão Bonaparte)
PARABÉNS António pela tua 3ª Maratona

O que uma Desportista deve saber!!!!

Come como uma Campeã
Retirado da Revista SportLife

As desportistas não podem comer "qualquer coisa". Estas recomendações podem melhorar substancialmente a tua alimentação.

- O Cálcio é teu amigo. Previne a osteoporose. Toma cálcio e vegetais de folha verde todos os dias. Tem cuidado com o excesso de fibra que pode dificultar a absorção de cálcio.

- Come com frequência. Não saltes nenhuma refeição principal e leva para o trabalho snacks saudáveis: fruta, cereais, iogurte, etc.

- Vitamina B. A vitamina B2 é fundamental para o metabolismo, ajuda na canalização de gordura em energia, indispensável por isso para quem treina. O exercício faz descer os niveís, pelo que é uma boa ideia consumir alimentos com vitamina B2: iogurte, leite, cereais, pão, etc.

- Sê uma "ironwoman". Todas as desportistas já sofreram de falta de ferro, que se traduz numa perda de rendimento, dado que o sangue perde a capacidade de transportar oxigénio. Come carnes vermelhas, ervilhas e frango. O café e o chá contêm taninos que podem dificultar a absorção do ferro, por isso, é preferível bebê-los nos intervalos da refeição do que logo a seguir.

Adeus, Varizes!!

1. Alimentação

- Combate o excesso de peso
Aposta numa alimentação saudável e combina com actividade física regular.
- Intestinos estiverem regulados.
Alimentação rica em fibra proviniente das frutas, legumes e cereais integrais.
- O alho, a cebola e o gengibre tornam o sangue mais fluido graças ás suas substâncias vasodilatadoras. Evitam a formação de trombos.
- Bebe pelo menos dois litros de água por dia


2. Remédios naturais em infusão
- A casca da laranja e do limão contém citroflavonoides que reforçam a circulação e motricidade venosas.
- Gingko, castanheiro-da-índia e a hammamelis protegem os vasos sanguíneos devido aos flavonoides. Têm propriedades anti-inflamatórias e diuréticas. Ajudam a evitar a coagulação sanguínea.
- O rabo-de-cavalo é tomado para prevenir a retenção de líquidos que implica uma má circulação venosa.

3. Cuidados externos
- Alterna jactos de água fria e quente no banho.
-Caminha pelo menos meia hora por dia
-Refresca as pernas utilizando uma emulsão de algas, aloé vera ou limão.
- Visita um massagista, que vai melhorar a circulação linfática
Retirado da Revista Sport Life

domingo, 13 de abril de 2008

Hora marcada para correr!

Sempre questionei quais eram as horas ideais para fazer desporto, no meu caso, para correr. Não pondo em causa claro aqueles que só podem fazer desporto a um horário fixo devido aos afazeres da sua vida. Perguntei a muitos atletas qual a hora que mais gostavam de correr, uns diziam que de tarde, outros de manhã e cada qual tinha as suas razões.
O artigo que publico hoje foi tirado da Revista Sport Life :

"Desporto com hora marcada!"

- 11h00 "tenho as mãos a tremer"

Esta é a altura do dia em que as mãos tendem a tremer mais. Por isso, se praticas tiro com arco ou prato deves treinar a outra hora.

- 13h30 "estou mais flexível"

A flexibilidade dos membros é maior depois do meio-dia. Lembra-te disto se costumas dançar, fazer yoga ou ginástica.

- 16h00 - 22h00 "apetece-me correr"

A capacidade aeróbica é superior durante este período e os movimentos são mais facilmente coordenados. A actividade fisíca é menos cansativa ao fim da tarde, pelo que terás maior e melhor rendimento em qualquer desporto que requeira esforço prolongado.

Ultimamente o meu treino é feito de manhã, gosto muito mais correr de tarde, e no verão como é óbvio, quanto menos quente melhor. Mas o que interessa é mesmo fazer exercício, como hoje, fui fazer o meu treino longo por volta das 9h00 da manhã foram 12kms.

Bons treinos!

"Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida. Sócrates"

sábado, 12 de abril de 2008

João Neto Campeão Europeu!!



João Neto (81 kg) pela terceira vez medalha de bronze no Super A de Hamburgo , subiu ao 3º lugar do ranking de qualificação olímpica.

Pela segunda vez consecutiva no jogos olímpicos.

Este ano em Pequim.

Parabéns João!!!

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Sol, Desporto e Comer bem



Retirado da Revista Sport Life

Grande parte das depressões que são diagnosticadas está relacionada com niveís de serotonina baixos no cérebo: por stress, fraca exposição à luz solar, descida de estrogénios antes da menstruação ou depois da menopausa e por falta de triptófano, com o qual o corpo produz serotonina. As mulheres demoram o dobro do tempo a produzir a mesma serotonina que um homem. Talvez por isso sejam diagnoticados três vezes mais casos de depressão nas mulheres do que nos homens. Um pouco de exercício diário ao ar livre e uma alimentação com triptófano é o suficiente para te mudar a vida. Come ovos, peixe, frango, sementes, feijão verde e queijo em quantidades suficientes. (...)

Mulher sofre huh?!!!

Sofremos porque temos de fazer depilação, sofremos porque temos de emagrecer, sofremos porque temos de ser boas esposas, boas filhas, boas mães, boas amigas, estar sempre com um sorriso nos lábios...como é óbvio temos de sofrer de depressão....sim somos 10 em 1, isto não é fácil minha gente....

Bem...mas somos as maiores não é?

Hoje foram mais 40m de corridinha para...não entrar em depressão, hehehehehehe!

Bons treinos!!

"Aprende a viver como deves, e saberás morrer bem." Confúcio

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Boas corridas e boas companhias



Hoje foi mais um dia de corrida com a companhia da chuva e da amiga Margarida, tem dias que gosto de correr com alguém e hoje foi um deles. A Margarida é uma mulher ponderada e mais uma vez falámos do valor da amizade, o que é sempre complicado, pois estamos certas que a definição de amizade é diferente para cada um de nós. Espremendo bem a conversa, chegámos á conclusão que a amizade é "estar presente" quando precisamos, não interessa há quanto tempo ela existe ,mas sim, que naquele momento é necessária a sua demonstração. Foi uma corrida útil, tanto para o fisíco como para o psicológico, sim porque também é necessário exercitar a mente. Não somos perfeitos, cometemos erros e tem dias que a corrida é feita na solidão e tem de ser mesmo assim, pois por vezes não vale a pena ter "amigos" que "não estão presentes" quando precisamos deles.

Bons treinos! Boas companhias! foram 50m lentos com 3 rectas progressivas.

"Ao examinarmos os erros de um homem, conhecemos o seu caráter." Confúcio

terça-feira, 8 de abril de 2008

Chuvinha danada !!!!!!



Nestes dias não consigo ir treinar, embora goste imenso de correr á chuva, e foi o que aconteceu ontem, comecei a treinar sem chuva e depois cheguei a casa encharcada (30 m). Hoje tem chovido torrencialmente e aqui a menina não saí de casa. Assim, faço uma ginásticazita em casa, e tá muito bom!!!
Mas o que eu gosto mesmo, mesmo, mesmo, quando tá esta chuva é ficar em casa enroladinha á mantinha.....e não fazer nadica de nada!Vice?
Beijocas a todos e bons treinos!
"A natureza tem para tudo o seu objetivo." (Aristóteles)

domingo, 6 de abril de 2008

Falta de treino!!!

E pronto, corri a corrida dos Sinos em Mafra, 15km em que se notou a falta de treino e o excesso de peso, muito calor e o percurso que é dificil de percorrer. Embora tenha feito a prova em ritmo de treino, porque não fui para competir comigo, embora se tenha traçado algumas directrizes para que a corrida fosse dentro das minhas possibilidades, nada se concretizou. É como eu digo, cada corrida é uma corrida.

Deu para saber o que tenho de treinar, embora tenha gostado imenso deste treino, de Mafra e do excelente convívio entre os atletas e as pessoas a aplaudirem dando incentivo e boa disposição, e quero agradecer aos dois senhores que tiveram a amabilidade de nos refrescarem com as suas próprias mangueiras pois o calor era demais.

Esta foi concerteza, a nível pessoal, a segunda corrida que presenciei este respeito e calor humano, a primeira foi no ano passado em Peniche na corrida das Fogueiras.

Fiz 1:52:57 (miséria)
Boa Semana de trabalho!!!


"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."

sábado, 5 de abril de 2008

Corrida dos Sinos!!!!

Hoje foi dia de descanso, fui convidada pelo meu amigo Carlos Lopes para fazer um treino na Corrida dos Sinos. Ainda fiquei indecisa, pois são 15 kms, e embora tentasse não entrar em ritmo de competição, sempre são muitos quilómetros. Depois de alguma conversa, o Carlos convenceu-me, e amanhã lá estou eu, a treinar 15 quilometros, no café falámos da estratégia para conseguir finalizar a prova com algum conforto e bem. A teoria é sempre fácil, falar do assunto motiva-nos, e a maneira que o Carlos me incentiva também ajuda. E depois existem as histórias por detrás de cada corrida, e o saber que se nos mentalizarmos tudo é possivel. Falámos que a cabeça tem um peso enorme na vontade de fazer e acreditar, temos que nos conhecer muito bem, é muito importante conhecer o corpo, sim ele fala connosco. Então.....como confio neste meu amigo, e ele confia em mim, decidi aceitar este desafio, esquecendo das outras vezes que corri 15kms, esquecendo os tempos que fiz.....apenas correr estes novos quilometros como se fossem os primeiros. Sim porque, cada corrida é sempre diferentes das outras, começamos sempre de novo. Torçam por mim!!!! Depois conto como correu.
Bons treinos e corridas
Fatima


"Só existe uma coisa melhor do que fazer novos amigos: conservar os velhos."Elmer G. Letterman

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Hidratação!!!!

Esta semana têm estado uns dias fantásticos, e este calor pede muita água, eu não sou muito "amiga" de água sou honesta, a não ser que tenha sede. Eu sei, eu sei, preciso de beber muita água, mas preciso que a água tenha um sabor (agradável) a qualquer coisa. E necessita de estar fria, também sei que a água fria ou gelada provoca mais sede, mas...eu tenho estas manias que querem que eu faça?. Hoje decidi ir correr pelas 20h, primeiro porque estava muito calor e segundo porque deduzi (mal) que, estariam todos a preparar o jantar e a descansar, como é lógico com uma noite destas, estava o pessoal a passear no paredão, pais, mães, filhos, bébes, cães, pessoal a andar de patins em linha, bem estavam lá TODOS!!!!! Foram 40m a fazer gincana, mas que souberam tão bem, tão bem.....nem imaginam.
Bom fim de semana!!!
Bons treinos

"A juventude é aquele período em que um jovem sabe tudo... menos ganhar a vida." (Carey Williams)

Celulite!!! A grande inimiga!!!



Este artigo foi retirado da Revista SportLife Mulher, que eu gosto imenso. Decidi passar para o meu blog este assunto porque, para nós mulheres, nunca são demais as ajudas para acabar ou minimizar a celulite que nos "apanha" sejamos gordas ou magras, e nos torna bastante tristes pelo facto de ser tão dificil acabar com este problema. Espero que ajude.

Não é uma doença e os maiores problemas que surgem são psicológicos, porque nos afasta dos padrões estéticos de beleza actuais. No entanto, não deve ser substimado, já que pode originar problemas como varizes, tromboses ou embolias.

O que é?

A celulite é uma acumulação de gordura, água e toxinas, que costuma desenvolver-se à volta das ancas, musculos e abdómen. O organismo é incapaz de de eliminar, por si só, esta acumulação. O sistema linfático é o responsável pela depuração das toxinas dos tecidos mas, se por algum motivo a circulação línfática (depende das contracções musculares) não funciona, todas as toxinas vão ficando concentradas em determinadas zonas e surge a celulite.

É normal ter celulite?

Estudos mais radicais dizem que a percentagem de mulheres com celulite chega a 98% nas populações ocidentais. O que deixa uma pequena, mas sortuda percentagem (2%) da população feminina livre deste mal, que começa a desenvolver-se com a maturidade sexual e avança com a idade se não for tratada.

Como combater?

A celulite é uma inimiga sedentária, mas se te mexeres melhoras a circulação e o retorno venoso das pernas e impedes a acumulação de substâncias tóxicas e gordura. Hábitos simples: subir escadas, andar depressa com sapatos cómodos, sentares-te com as pernas elevadas ajudar-te-ão a interromper o processo, praticar desporto três ou quatro vezes por semana. Mas não te enganes, se tens a palavra "celulite" escrita nos genes, a batalha já começou e, para triunfares, terás de lutar em três frentes:

1ª - Alimentação

Não passes fome, come sem limite de quantidade sempre que seja um alimento vegetal da época (fruta, legumes, etc), consome alimentos crus, cozidos ou em forma de sumo. Bebe pelo menos 2 litros de água por dia.

2ª- Tratamento

Existem terapias que se podem aplicar localmente:

Mesoterapia, Ultra-sons, Electrolipolisis, Lipoaspiração, Electroestimulação, Laser, Crioterapia ou bandas frias, Biocosmética, Fitoterapia

3ª Exercício

Tonifica; Faz treino cardiovascular

10 Conselhos

- Bebe muita água

- Elimina o sal

- Come fruta e legumes

- Elimina por completo os alimentos industrializados

- Não bebas bebidas alcoólicas nem açucaradas

- É benéfico ingerir proteínas (atenção que o seu excesso pode sobrecarregar os rins)

- Não se deve comer por hábito, mas porque se tem fome

- É preferível comer várias vezes ao dia (pequenas quantidades)

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Dicas para Corredores!!!

Nas corridas não existem verdades eternas. No máximo umas têm prazo de validade maior e duram mais que outras. Este artigo foi retirado da Revista Contra Relógio, lembrei-me de colocar no meu blog pois é sempre bom saber ou relembrar assuntos relacionados com as corridas.


Experiências
Nunca experimente nada nas vésperas da corrida. Toda e qualquer experiência, deve de ser feita fora dessas ocasiões. Em se tratando de alimentação, como o organismo necessita de um tempo hábil para responder, a prudência recomenda que também não se façam experiências nos dias que antecedem a prova.

Consultas Médicas
Antes de calçar os ténis e sair para correr, todos devemos fazer uma avaliação médica inicial.
Evitar Bolhas
As bolhas são um inferno, provocadas pelo calor gerado do atrito, a melhor forma de evitá-las é lubrificando as partes que se tocam. É aí que a vaselina entra em cena. No caso dos pés, experimente Vickvaporub. Além de lubrificar, a cânfora e o mentol dão uma agradável sensação de frescura..Mas não aplique grandes quantidades e espalhe muito bem.
Vaselina
Nos dias mais frios, substitua a vaselina sólida pela líquida. Além de aplicar na área que voçê precisa, aplique também acima dela. Assim ela irá "escorrer" durante a corrida e vai lubrificar por mais tempo a região que quer. Para proteger os mamilos masculinos a vaselina costuma funcionar, mas senão for o caso ponha uma gase cozida na camisola.
Barba
Tente fazer a barba á noite antes de dormir, outra alternativa é usar Barbeador electrico.
Atacadores
Não tem nada pior que ser obrigado a parar no meio de uma corrida para apertar os ténis. Ao invés de uma laço dê dois laços.
Segurança
Por vezes só se consegue treinar antes do amanhecer ou então á noite e nos dois casos está escuro. Então não descure da sua segurança: além de correr contra o trânsito, use sempre cores claras, vivas e refletivas. O importante não é apenas ver, mas também ser visto.
Truque Mental
Se a distãncia o assusta, experimente dividi-lo mentalmente em duas ou três etapas. Ao invés de pensar nos dezoito quilometros, procure vê-los, por exemplo, comos sendo três etapas de seis.
Há outros truques parecidos, por exemplo: na segunda metade de uma prova, quando quiser correr mais rápido ou simplesmente acelerar, veja um corredor que esteja á sua frente e depois, lenta, firme e consistentemente tente ultrapassá-lo. Quando conseguir, escolha outro e repita a dose. Tudo com moderação, claro!
Quando estiver correndo atrás de outro corredor, procure fixar o seu olhar sempre nos ombros e nunca nos pés dele. Dessa forma, como o ponto de referência não fica constantemente se movendo, será mais fácil manter o ritmo sem se deixar confundir ou influenciar pela passada ou a cadência dele.
Ténis Maior
Corredores de longa distância costumam usar ténis sempre um ou até dois número acima. Existe lógica nisto. é que durante a corrida os pés dilatam-se devido ao aumento do fluxo sanguíneo. No entanto, quando muito folgados os ténis, também causam problemas, o ideal é compra-los sempre à tarde, quando os pés já estão inchados. Assim fica mais fácil calcular a folga sem exagero. Nõa se esqueça de experimenta-los com as meias que costuma correr.
A côr
A côr preta é a campeã do efeito estufa. Como de quente já basta a prova, pense nisso quando você for vestir ou comprar roupa de corrida.
Tempos
Dedique-se mais à distância e menos à velocidade
Inove, experimente, corra provas diferentes. Fazer uma corrida de montanha, participar numa corrida noturna, emtrar num duatlo, numa corrida de orientação....
Cada evento significa a oportunidade de marcar um novo recorde pessoal.
Trajecto
O ideal é conhecer o trajecto antes da corrida.
Unhas dos Pés
Nas corridas, principalmente quando há distâncias fortes, se as unhas dos pés não estiverem bem aparadinhas é problema na certa. Pressionadas contra a parte interna do bico dos ténis, além do desconforto que provocam, elas podem fazer com que desista da prova. Procure manter as unhas dos pés cortadas sempre bem rente, principalmente as do dedo grande do pé. Evite fazer isso na semana da prova, corre o risco de se ferir ao cortá-las.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Calorias!!!

Hoje durante o meu treino, sem pensar, comecei a avaliar as pessoas que andavam ou caminhavam. Normalmente tento não fazer um juízo sobre porque correm/caminham as pessoas, mas, quando corro consigo (sabe lá Deus porquê) pensar em muitas coisas diferentes, e reparo que são poucas aquelas que correm que são magras. Todas as outras têm excesso de peso ou são idosas. Depois existem as outras que vão passear e mostrar a nova roupinha, maquilhadas e cheias de acessórios. E lembrei-me que, quando resolvi começar a correr tinha também excesso de peso, e fiquei muito admirada que de "um dia para o outro" senti-me gorda. A roupa deixou-me de servir, sentia-me pesada, e aquilo para mim era uma surpresa porque no dia anterior não tinha reparado (hehehehe). Revi-me em todas as pessoas por quem passei a correr, muitas delas nota-se que têm receio de começar a correr, e andam e andam e andam á meses e não começam a correr. Claro que faz bem, só mexer o esqueleto faz bem, mas até hoje nunca ouvi dizer que andar emagrece, a mim, tornou-me mais ágil, e outra coisa, mesmo que corramos todos os dias, e a nossa alimentação não se alterar para outra mais saudável, não esperem emagrecer, porque o gasto calórico tem ser maior que o ingerido. Sei lá, deu me para aqui hoje....também posso não?????
Bons treinos!!
bjs
20m lentos, 30m rápidos.

"Grande parte do sofrimento é criado por nós mesmos." Dalai Lama

terça-feira, 1 de abril de 2008

Perder e ganhar!!!


Comecei os meus treinos a sério, durante 8 semanas tenho exercícios específicos para executar, e no fim destas semanas terei de estar apta a correr 15km sem problemas. A minha primeira experiência nos 15km foi na corrida das fogueiras em 2007, gostei imenso de correr á noite com as fogueiras como guias durante o percurso, fiz 01:36m. Mas o objectivo é correr a meia de Lisboa em Dezembro, ui! só de pensar tenho um friozinho na barriga, lógico que irei mudar de treino até lá, mas estou confiante e acima de tudo decidida, para isso já modifiquei a minha dieta, e os kilos a mais irei perde-los durante estas semanas de suor, cansaço e bolhas, pois ganhei ja uma que me veio nascer dentro da minha unha no dedo a seguir ao dedo maior.
Mas isto é como tudo na vida, os nossos objectivos e sonhos canalizam-nos para alguns sacrificios, e opções. Nem tudo pode ser como queremos, e acredito que, se realmente quisermos muito uma coisa, conseguimo-la se nos dedicarmos completamente. Claro que perdemos algumas coisas pelo caminho, mas nunca são mais importantes que o nosso sonho. Verdade??? pois é....é igual com a corrida, eu vou conseguir um bom tempo na meia, ai se vou Oh Larilas!!!!
Hoje foram 20m lentos, 40m rápidos progressivos; 3 rectas de 100mts progressivas. Custou um bocadinho Sr. Carlos!!!!!).
Bons treinos
Mafa
"Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha." Confúcio